24 de nov. de 2015

COMUNIDADE DE NOVA JATOBÁ COMEMORA 15ª FESTA DO ZUMBI DOS PALMARES

Nesse sábado (21), a Comunidade Quilombola de Nova Jatobá, localizada a 11 km da cidade de Curaçá, celebrou a 15ª Festa do Zumbi dos Palmares. O Evento alusivo ao Dia da Consciência Negra foi marcado por diversas apresentações culturais e por uma Ação Cidadã, na qual foram oferecidos serviços socioassistenciais e de saúde à população. A realização foi da Associação Quilombola de Desenvolvimento Comunitário da Fazenda Nova Jatobá, com o apoio do Governo Municipal de Curaçá.

A programação teve início na sede da Associação, por volta das 9h, onde foram oferecidos, por iniciativa da Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania (SMASC), serviços socioassisteciais que incluíram atendimentos com: psicólogos, advogados e assistentes sociais, além de inclusão de famílias no CadÚnico/Bolsa Família. Também foram ofertados serviços de beleza com manicures, pedicures e cabeleireiros. Já a Secretaria de Saúde disponibilizou profissionais que realizaram aferição de pressão, teste HGT (verificação do nível de açúcar no sangue) e a entrega de preservativos. “Nesse dia tão especial para a Comunidade de Nova Jatobá, nós beneficiamos a população com essa ação. A SMASC contratou profissionais do ramo da beleza, com intuito de elevar a autoestima da comunidade e mobilizou diversos profissionais do âmbito socioassistencial. Quero agradecer a todos os que contribuíram para esse momento, em especial à equipe SMASC que não mediu esforços. Meu agradecimento vai também para a Polícia Militar e à Secretaria de Infraestrutura, na pessoa de Ernandes Fonseca”, disse a Secretária de Ação Social, Juçaria Brandão.

Já no período da tarde, às 15h, houve abertura oficial da Festa, com atividade religiosa e participação do Coral da Fazenda Rompedor. Após, houve o pronunciamento de autoridades presentes. “Quero agradecer a toda comunidade; aos que fazem parte da diretoria da Associação e ao Governo Municipal. Esse dia é muito importante, pois lembramos a conquista da população negra, ao longo do tempo. Nós precisamos continuar lutando para que nossos direitos sejam mantidos e para que a nossa cultura não se acabe”, frisou Givaldo Araújo, Presidente da Associação Quilombola da Fazenda Nova Jatobá. A Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Valdelina Aquino, ressaltou a importância de se comemorar a Consciência Negra. “Para mim, essa celebração deve se estender não só a uma data específica, mais aos demais dias do ano”, comentou Valdelina. “O 20 de novembro é data para refletirmos as nossas práticas sociais, inclusive acerca do preconceito que ainda existe. Zumbi dos Palmares foi referência na luta contra o preconceito e nós também devemos ser”, destacou a Diretora da Escola Municipal Aparecida do Norte, Lucilene Gonçalves. A Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Elieusina Rodrigues, falou a respeito da reflexão sobre as consciências. “É tempo de refletirmos a consciência negra e ainda referente a diversas questões, como a fome, a pobreza e a violência”, salientou. Também marcaram presença no Evento: o Diretor de Cultura do Município, Sérgio Ramos; a Diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Conceição dos Reis; Isabel Batista e Edilson Pereira (representaram a Comunidade de Jatobá); membros do Conselho Tutelar; a Diretora da Proteção Social Básica e Especial, Maria Lúcia Loureiro e Érica Pereira (representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes – NUCA).

As apresentações culturais se iniciaram a partir das 15h30 e reuniam centenas de pessoas, que prestigiaram: maculelê, apresentado por alunos da Escola Aparecida do Norte; roda de capoeira e maculelê demostrado pelo Grupo de Capoeira ‘Redimidos’; Dança de Terreiro – Grupo Caraíbas e o Candomblé. Também houve participação dos grupos G-DECC e Brincantes da Rua de Baixo (RDB) e ainda encenação da Peça Zumbi - Rei de Palmares, coordenada por Sérgio Ramos e Jane Oliveira. O momento cultural foi finalizado por volta das 21h.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário