14 de out. de 2015

CONVÊNIO ENTRE IES DO VALE DO SÃO FRANCISCO PARA REALIZAÇÃO DO PROGRAMA DE MOBILIDADE ESTUDANTIL ENTRA EM VIGOR



O Convênio de Cooperação Técnica que regula o Programa de Mobilidade Estudantil entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Vale do São Francisco entrou em vigor em 5 de outubro, com sua publicação no Diário Oficial da União (DOU). O programa, que terá vigência por um prazo de cinco anos, visa proporcionar aos discentes das IES signatárias do convênio a possibilidade de cursar disciplinas e/ou componentes curriculares ofertados por instituições de ensino diferentes daquelas onde estão regularmente matriculados.
Participam da iniciativa como instituições signatárias a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), a Universidade de Pernambuco (UPE), a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape). O Termo de Cooperação Técnica N° 5/2015, que regula o programa, foi assinado no dia 23 de setembro, numa solenidade realizada no Auditório Tadeu Severino Pires, do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais (DTCS), Campus III, da Uneb, em Juazeiro (BA).
Segundo o pró-reitor de Ensino da Univasf, Leonardo Sampaio, o programa de mobilidade representa a possibilidade de diversificar a formação dos estudantes destas instituições de ensino. “O convênio prevê que o estudante poderá cursar disciplinas que não fazem parte necessariamente do seu curso de origem e possibilita que ele recorra à grade das outras instituições, caso haja pendências ou interesse por outras disciplinas”, explica.
De acordo com o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, a mobilidade acadêmica irá potencializar a qualidade da formação dos estudantes. “O objetivo é romper os muros que separam as instituições de ensino superior que estão no Vale do São Francisco e, de forma integrada, cumprir nosso papel verdadeiramente como educadores e formadores de bons profissionais para que haja uma transformação na nossa região a partir do ensino superior de qualidade”, afirma.
A próxima etapa de implantação do Programa de Mobilidade Estudantil é a criação de um Comitê Coordenador do convênio, que será formado por um titular e um suplente indicado por cada uma das IES. O Comitê será responsável por estabelecer os procedimentos gerais, assim como coordenar e acompanhar a execução da mobilidade. Cada IES irá lançar seus editais de processo seletivo a partir das diretrizes definidas pelo Comitê Coordenador. Cada edital irá estabelecer as normas internas de funcionamento do programa. A expectativa é que as primeiras experiências de mobilidade estudantil nos cursos de graduação aconteçam já no primeiro semestre letivo de 2016.
Karen Lima

Por: Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário