20 de jul. de 2015

SEMINÁRIO DE CONCLUSÃO DO MÓDULO DE MATEMÁTICA PNAIC EM CURAÇÁ

Docentes, da Sede e Interior de Curaçá, participaram, nesse sábado (18), no Centro de Ensino Superior (CES), da conclusão do módulo de formação, na disciplina matemática, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). O Pacto é uma parceria entre os governos Federal e Municipal, que tem o objetivo de alfabetizar os alunos até os oito anos de idade, sempre na idade correta, conforme critérios do Programa. O Evento começou às 9h30, com uma apresentação musical em tambores dos ‘Brincantes da Rua de Baixo’. Logo após, foi formada a mesa de cerimonial, sendo feita a condução pelo Diretor da Escola Ciranda do Saber, Jorge Amário. O Secretário de Governo, Josemário Brandão; o Representante dos Diretores das Escolas Municipais, José Afonso Leite; a Assistente da Secretária de Educação, Mana Brandão e a Coordenadora do PNAIC em Curaçá, Maria das Graças Barbosa, formaram a mesa de cerimonial. Participaram do Seminário 75 pessoas entre: professores, diretores, convidados e cursistas do PNAIC. Todo o material produzido com base no módulo de matemática, e trabalhado nas escolas municipais, ficou exposto em salas do CES.


As orientadoras de estudo do PNAIC foram as pedagogas: Josicléia Sá, Tércia Félix, Maria das Dores Costa (1º, 2º e 3º anos) Maridória Lopes, Jumária Monteiro (que não pôde se fazer presente) e Emanuela Maciel (Multisseriados). Elas conduziram o Seminário juntamente com Maria das Graças. “Começamos em 2014 e terminamos esse ano. O Programa atendeu a seis orientadoras, 93 professores alfabetizadores e 1.625 alunos de 1º ao 3º ano. Houve parceria também com o Governo Estadual para treinamento das orientadoras”, pontuou Graça, a qual desejou um ótimo seminário para todos. Mana, representou a Secretária de Educação, a qual não pôde participar do Evento, mas deixou texto de saudação e agradecimento pelo empenho dos profissionais em educação de Curaçá. Mana se emocionou ao evidenciar as produções expostas nas salas. Josémário justificou a ausência do Prefeito, e também desejou um bom trabalho aos presentes. Após, todos entoaram o Hino Nacional e logo foi desfeita a mesa de cerimonial. Então, Sérgio Ramos, Diretor de Cultura apresentou o Projeto ‘Cultura Itinerante’. “Trata-se de levar e promover mais cultura para as escolas. É uma pequena biblioteca e tem o ônibus onde se podem fazer apresentações teatrais e musicais. A Biblioteca José Torres e o Museu Auristela Torres entram com parte de seus acervos que estarão disponíveis durante as ações do Projeto, no Interior, nas escolas, especialmente de ensino fundamental, pois o público-alvo são as crianças”, resumiu Ramos.

Depois, os professores de matemática do ensino médio, Evaldo Menezes e Edmarcos Jordão, e o estudante Matheus Jheimison, do Manoel Novaes, deram testemunhos de como essa disciplina pode ser trabalhada de forma instigante e atraente para o aluno. Já de início, Matheus conseguiu, em 24 segundos, organizar um cubo de nove peças por face de mesma cor; o que chamou a atenção de todos os presentes. “Trabalhar com o cubo ajuda a estimular certas áreas do cérebro ligadas à matemática. Os cientistas constataram que o cubo mágico é muito bom para o intelecto. Seria bom que a gente estimulasse as crianças com ele na infância”, recomendou o Estudante. “Maioria dos professores não gosta de matemática porque uma cultura foi implantada de que ela é só para pessoas que já vinham com essa inteligência, mas nós precisamos é desenvolvê-la, assim como Matheus fez com o cubo. Precisamos mudar essa cultura, mudar o caminho não é desistir e sim buscar outras alternativas”, alertou Evaldo. Edmarcos relatou que um dos maiores problemas do professor do ensino médio é se deparar com alunos que não sabem fazer operações matemáticas fundamentais. “Cada vez mais temos estudantes que sabem cada vez menos. Então temos que fazer essa parceria com os professores do fundamental buscando meios para mudar esse quadro”, proferiu o Educador. Aos três, foram feitas diversas perguntas, as quais também foram respondidas e comentadas. 

Por fim, foram apresentadas duas experiências de atividades elaboradas a partir dos estudos desse módulo do PNAIC em escolas de Curaçá (Sede). Maria Gorete Bahia, da Escola Caminhos da Cidadania, expôs um ‘mural de pregas’ em que os números eram representados por objetos simples e feitos pelos próprios alunos. O Mural, segundo ela, facilitou a aprendizagem pelo estímulo e por ser algo diferente. “Eles gostam de coisas novas, e ainda tinha o cantinho da leitura. Foi fantástico, eles gostam, participam, ficam mais atenciosos”, disse Gorete. Márcia Cardoso Jericó, da Escola Ciranda do Saber, expôs flores, relógios, calendário e ábaco, tudo feito pelos educadores e estudantes como meio de instigar o ensino de matemática em sala de aula. “A gente focou o sistema de numeração decimal num trabalho para toda a escola e tendo como base de produção os materiais recicláveis. Valeu a pena, especialmente pela participação em massa dos estudantes”, avaliou Márcia. Após as apresentações, foi entoado o Hino do Centenário de Curaçá e servido um almoço aos participantes do Seminário que se encerrou no início da tarde.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá. 

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