10 de mar. de 2015

PROJETO ‘AÇÃO CIDADÃ’ MARCA DIA DA MULHER EM CURAÇÁ

Nesse domingo (8), foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Em Curaçá, a data foi lembrada por meio do Projeto Ação Cidadã, que tem o objetivo de prestar atendimentos em diversas áreas, especialmente às mulheres em situação de vulnerabilidade social, cadastradas no Sistema Único de Assistência Social. A realização foi do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SMASC), Rede Socioassistencial e em parceria com comerciantes locais.


A abertura das atividades se deu por volta das 9h, na quadra da Escola Municipal Chapeuzinho Vermelho (EMCV), sendo conduzida pela Assistente da SMASC, Elieuzina Rodrigues. A população em geral marcou presença, além de representantes do Governo: o Prefeito Carlinhos Brandão; a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, Valdelina Aquino; o Secretário de Infraestrutura, Ernandes Fonseca; a Secretária de Saúde, Marinalva Paixão e a Secretária da SMASC, Juçaria Brandão, a qual frisou o objetivo do Evento. “Nosso intuito é ofertar serviços aos usuários das comunidades urbanas e rurais garantindo acesso às políticas de saúde, educação e assistência social, visando contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. Agradecemos o empenho das demais secretarias e vale citar as Equipes Volantes e os Conselhos de: Segurança Alimentar; da Assistência Social, o CMAS, e dos Direitos da Criança e do Adolescente, o CMDCA”, ressaltou Juçaria. Carlinhos Brandão parabenizou as mulheres. “É muito justa essa homenagem. As mulheres conquistaram o seu espaço. Muitas ocupam cargos e funções que antes só eram desempenhadas por homens e muito mais longe ainda vão chegar”, comentou. “Quero deixar meus cumprimentos, em nome da Secretaria de Educação, onde a mulher predomina. Elas estão na parte de apoio; como educadoras, coordenadoras e também são mães que contribuem para o desenvolvimento da sociedade”, concluiu Valdelina. Em seguida, houve apresentação dos idosos do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, que demonstraram as mulheres que atuam em diversas profissões.

Após, a população teve acesso aos serviços ofertados. Ainda na quadra da EMCV, foram prestados serviços em saúde: aferição de pressão, teste de glicemia e distribuição de preservativos; além de informações, com distribuição de folhetos, sobre o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), o Conselho Tutelar (CT) e o Centro Digital de Cidadania (CDC). A população também foi beneficiada com oficinas de materiais recicláveis e chocolate, além de: atendimento psicossocial e jurídico; serviços em beleza e estética, a exemplo de corte, pintura de cabelo e massagem corporal. Já no Espaço da Infância, foram mobilizadas equipes do Programa Bolsa Família e do Ponto Cidadão, que proporcionaram a retirada de documentos. No Centro de Saúde foram realizadas consultas. O público se divertiu com apresentação do Grupo de Capoeira Redimidos e dos músicos Fernando Ferreira e Adailton Sena. “Está sendo tudo maravilhoso. Dias assim são muito importantes para a autoestima da mulher”, avaliou a Autônoma, Valdete Ventura (53). Também foi servido lanches e bebidas não alcoólicas aos presentes. A programação foi finalizada por volta das 15h.

De acordo com informações da SMASC, mais localidades serão beneficiadas com o Projeto Ação Cidadã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário