23 de set. de 2014

DESENVOLVIMENTO RURAL DE CURAÇÁ REALIZA CAPACITAÇÃO EM PISCICULTURA

Entre os dias 16 e 19 desse mês, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR, em parceria com o SEBRAE e a CODEVASF, promoveu o 1º curso de capacitação em piscicultura. A parte teórica se deu no Auditório Dr. Djalma, no Centro de Saúde; já o treinamento prático na Fazenda ‘Manoel Peixe’, de propriedade de José Castro. Participaram do curso: técnicos da SMDR, populares e estudantes do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Estadual José Amâncio Filho – CEJAF. Cerca de 15 pessoas, ao todo, foram capacitadas.

De 16 a 18, os participantes assistiram a palestras, nas quais receberam noções de piscicultura, com ênfase no custo de produção, comercialização, construção de viveiros, manejo produtivo e licença ambiental. Robério Araújo, Coordenador do Bioma Caatinga e Analista Técnico do SEBRAE, falou sobre o potencial de Curaçá para a piscicultura, enfatizando os 120 quilômetros de beira de rio. “Vamos apoiar aqui duas estratégias na área, uma na Sede e outra no Interior. Ficamos muito felizes em apoiar iniciativas que já existem em Curaçá”, frisou o Coordenador. No dia 19, a aula foi voltada para a prática, com foco no berçário de peixes, na recria e na engorda. “A área de piscicultura tem crescido bastante no Município; então percebemos a necessidade de um momento como esse. Nosso objetivo foi trazer a capacitação, que teve carga horária de 90 horas, e poder prestar, num futuro próximo, assistência técnica aos novos produtores de peixe”, ressaltou o Chefe do Departamento de Piscicultura da SMDR, Wellington Souza Lopes. Também participaram do momento: Marcos Borges, Dilson Cardoso, Tatiana Santos, Graciliano Neto e Adriano Araújo, da SMDR. “Essa Capacitação ofereceu oportunidade de aperfeiçoamento, garantindo o conhecimento de espécies de peixes, rações apropriadas e manejo”, disse a Técnica Tatiane.  Estudantes do CEJAF também fizeram avaliação positiva. “Eu adquiri conhecimento e estarei passando para outros alunos do Curso Técnico e também para os criadores de peixe. Não vemos esses assuntos na escola. Mas participando de um curso desse, podemos ser agentes multiplicadores”, disse a estudante Rosana Aparecida de Assis. “As noções de manejo, alimentação, quantidade de água e medição de tanque foram importantes para mim”, comentou a aluna Maria Janaína Simões.

De acordo com informações da SMDR, a próxima capacitação será no dia 27 desse mês, também na Fazenda Manoel Peixe e, posteriormente, se estenderá a outras localidades, onde se desenvolve a piscicultura.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário