4 de abr. de 2014

SEMINÁRIO DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL ACONTECE EM CURAÇÁ

Na manhã de ontem (3), o Governo Municipal de Curaçá, por meio da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SMASC), promoveu, no Clube de Mães, o 1º Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) – ‘Direito à Alimentação Adequada’, com o objetivo de discutir a temática e formar o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (CONSEA), que atuará na análise e busca de melhorias para a alimentação dos curaçaenses, visando construir uma rede de agentes sociais numa parceria entre o poder público e sociedade civil, conforme explicou a Secretária Municipal de Ação Social e Cidadania, Juçaria Brandão. O encontro teve como base a Lei Estadual nº 11.046, de 20 de maio de 2008, que visa garantir à população de toda a Bahia uma alimentação de qualidade, adequada e saudável.

O Evento foi mediado pela Cerimonialista Ângela Cipriano, e teve início com execução do Hino do Centenário de Curaçá. Após, Juçaria Brandão explanou sobre a Segurança Alimentar. “Compreende a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade. Esse é um desafio para a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (CAISAN) no município de Curaçá, a qual sou Presidenta. Também gostaria de dizer que implantamos a Casa de SAN em nosso Município. Lá temos instalados os Programas: Nossa Sopa, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa ‘Leite Fome Zero’. Inclusive, quero me referir nesse momento ao ofício enviado pela Superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES), Marlúcia Alves Nunes. De acordo com a Superintendente, o leite foi suspenso em nosso Município por falta de laticínios cadastrados para a entrega, devido à grande estiagem e a pouca produção do alimento, mas o problema será resolvido assim que houver abertura de novo edital para credenciamento de laticínio, associações e cooperativas, conforme exposto em ofício”, enfatizou.

O ex-Secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Sales ressaltou a importância da formação do Conselho. “Essas pessoas que estão aqui serão responsáveis por uma série de ações no setor agropecuário. A gente acha que não, mas esse setor está totalmente ligado à segurança alimentar”. A Coordenadora do PAA em Curaçá, Girlene Paixão, também fez referência à agricultura. “O PAA veio para o nosso Município para fortalecer a agricultura familiar. Para isso, nós trabalhamos em conjunto com diversos parceiros, no âmbito federal, estadual e municipal”, disse.  O Presidente da Associação Nova Jatobá, Edilson Pereira, sugeriu uma capacitação para todos os conselheiros municipais. “Cada um precisa saber qual é o seu papel, a sua função. Para se conseguir a segurança alimentar é preciso pensar em políticas públicas que beneficiem toda a população; para isso, é preciso que todos estejam capacitados”, comentou. Também fizeram uso da palavra: o Coordenador do IRPAA, Victor Leonam; o Conselheiro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Marcos Vinícius Borges e a Presidente do Sindicato de Trabalhadores Rurais (STR), Walek Sandra Olivera.

Após as falas, todos os presentes assistiram à palestra “Direito Humano à Alimentação Adequada”, ministrada pelo Pedagogo e Membro do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, José Moacir dos Santos. “A principal função do CONSEA é pensar por que as pessoas tem fome e procurar mecanismos para resolver o problema. Outra ideia do Conselho é trabalhar junto às unidades escolares a conscientização para uma alimentação adequada, sem excesso de produtos industrializados. Lembrando que já existe lei que determina que 30% da alimentação escolar deve ser oriunda da agricultura familiar. Aos poucos, Curaçá tem se inserido nessa realidade”, frisou.

O Seminário reuniu diretores escolares, vereadores, representantes de várias instituições, associações e do Governo Municipal. O Evento foi finalizado com a leitura dos parâmetros para a criação do Conselho, realizada pela Assistente Administrativa da SMASC, Eleuzina Rodrigues. Após debate, ficou estabelecida a Comissão que organizará a formação do CONSEA. Uma reunião de articulação já foi marcada para o próximo dia 25.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário