4 de abr. de 2014

MAIS DE 30 BARRAGENS SUBTERRÂNEAS SERÃO CONSTRUÍDAS NO MUNICÍPIO DE CURAÇÁ

A Equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR) participou, no último dia 27, no Colégio Paulo VI, em Juazeiro, de capacitação promovida pelo Governo Federal, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O objetivo é buscar alternativas contra os efeitos da estiagem no Vale do São Francisco, por meio da locação de barragens subterrâneas. Além de Curaçá, a capacitação também beneficiou equipes de outros municípios: Uauá, Campo Alegre de Lourdes, Pilão Arcado, Umburanas, Jaguarari, Sobradinho, Juazeiro, Remanso, Jacobina e Mirangaba.

De acordo com o Chefe do Setor de Pecuária da SMDR, Marcos Vinícius Borges, a oficina, composta por módulo teórico e prático, abordou a importância das barragens subterrâneas, sua implantação e os benefícios que exercem nas áreas de sequeiro. “Nós aprendemos que o princípio para implantação desse tipo de barragem é a armazenagem de água em uma área escolhida, fazendo com que o terreno fique úmido no subsolo. Nas barragens subterrâneas, diferente das convencionais que exigem aplicação minuciosa da técnica, para a implantação é necessária a observação de locais específicos, levando em consideração o solo e poder de infiltração da água”, explicou. Ainda de acordo com Marcos, a parte teórica da oficina aconteceu na Fazenda Sacabretó, próximo ao Rodeadouro e a equipe técnica da CAR ensinou como identificar o local adequado para a implantação de barragem. “Com essa capacitação, os técnicos dos vários municípios já podem realizar uma pré-sondagem das áreas para identificar as áreas adequadas. Mas, para a implantação, é necessário cadastro por meio do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA). O fornecimento dos materiais será feito pela CAR e as prefeituras entram com a mão de obra, pedreiros, retroescavadeira e técnicos. A Codevasf também está inserida no Projeto”, frisou.
 
Marcos ressaltou que o Município de Curaçá já tem condições de identificar o local para a locação das barragens. “Agora, vamos só aguardar a última parte da capacitação da CAR, onde nós receberemos noções da parte de construção. Conforme o Convênio, Curaçá será beneficiado com 37 barragens, que representa um grande ganho para toda a população”, frisou. Da SMDR participaram da capacitação: a Chefe do Departamento de Meio Ambiente, Ivanilde Gomes; Marcos Vinícius; o Chefe do Setor de Recursos Hídricos, Adriano da Silva Lima; o Coordenador da Divisão de Recursos Hídricos, Adelson Júnior Xavier e o Diretor de Agricultura, Vladstone Passos.

De acordo com informações de matéria publicada pela Secretaria de Comunicação (Secom) do Governo da Bahia, as oficinas estão sendo realizadas com aplicação de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico de Social (BNDES), por meio de convênio entre a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a CAR, que visa a construção de 3,5 mil barragens subterrâneas, em 98 municípios baianos.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Fotos: SECOM/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário