28 de mar. de 2014

SEMANA DE AÇÕES EM SAÚDE BENEFICIA MAIS DE 400 ESTUDANTES CURAÇAENSES

O Governo Municipal de Curaçá, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, promoveu de 17 a 21 desse mês, uma semana repleta de ações em saúde, dentro do Programa Saúde na Escola – PSE, que é desenvolvido por meio de parceria entre os Ministérios da Saúde, da Educação e os Municípios. De acordo com informações da coordenadora do Programa em Curaçá, Sandra Possídio, nos cinco dias foram atendidos 476 estudantes de escolas da Rede Municipal de Ensino: Escola Caminho da Cidadania (17), Escola Chapeuzinho Vermelho (18), Colégio Ivo Braga (19), Colégio Scipião Torres (20) e Escola Caminho do Aprendiz (21). Foram prestados serviços como: avaliação da visão, da fala, da audição e bucal e também antropométrico (peso e altura). Cada serviço acontecia numa sala. Também ficou disponibilizada uma sala específica para atividades físicas, coordenadas pelo Professor de Educação Física, Silvininho. Todo esse trabalho foi realizado na Escola Municipal Ciranda do Saber – EMCS, no Bairro Curaçá 1.


O credenciamento dos alunos foi realizado no pátio da EMCS. A partir daí, os estudantes se dirigiam às salas de atendimento. No setor de vacinas, foram aplicadas 141 doses, contra: febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola (Tríplice Viral), além da dose contra o HPV, que faz parte de campanha nacional, conforme esclareceu a Diretora da Vigilância em Saúde, Cecília Maria Souza. Esse conjunto de ações em saúde foi amplamente divulgado, em especial pelos agentes comunitários de saúde – ACS, diretamente na casa dos beneficiados. “A nossa população ainda é carente no que se refere à saúde, pois muitas vezes não tem como procurar um médico particular. Essa semana foi muito importante, já que a gente pôde contribuir com os curaçaenses”, ressaltou a ACS, Edjane dos Santos.

Os pais e alunos aprovaram as ações do PSE. “Todos os estudantes estão sendo atendidos, sem distinção. É muito bom ver minha filha participando desse Programa. Aí já entra a questão da economia, pois pagar uma consulta odontológica é caro, principalmente para a gente que mora na zona rural e depende de transporte”, ressaltou Alberto Rodrigues, pai de Maíne Souza (12), que mora na Fazenda Barra do Brejo, Povoado de São Bento. “Quando eu cheguei aqui na escola, já sabia dessa nova dose contra o vírus HPV e fiquei satisfeita em ver minhas filhas sendo beneficiadas”, comentou Ana Glébia Pereira, mãe de Vilma de Souza (11) e Hávila dos Santos (13), que também falou sobre o PSE. “Passei por avaliações, tomei vacina e agora estou mais protegida, livre de doenças”, disse a estudante do Colégio Professor Ivo Braga.  


A Secretária de Saúde, Tamiris Brandão, avaliou positivamente a Semana de Ações em Saúde: “Foi um momento bastante proveitoso para os alunos. Nós ficamos felizes com os atendimentos, pois certamente irão contribuir positivamente no desempenho escolar dos alunos. Vamos correr atrás de mais ações como essas”, ressaltou Tamiris.


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário