3 de fev. de 2014

REASSENTADOS DAS AGROVILAS FAZEM MANIFESTO EM FRENTE AO PRÉDIO DA PREFEITURA DE CURAÇÁ

Reassentados do Projeto de Irrigação Pedra Branca ocuparam, na manhã desta segunda-feira, a frente da sede da Prefeitura Municipal de Curaçá. Com a ocupação, os manifestantes querem que o prefeito do município revogue o Termo de Cooperação Financeira de numero CV-I-92.2013.4350.00, firmado entre a Prefeitura de Curaçá e a Chesf, passando a responsabilidade da administração pública das Agrovilas para a gestão municipal.

O convênio questionado trata-se do Termo de Cooperação Financeira que constitui de “patrocínio na aquisição de equipamentos de manutenção de estradas, custeio de saúde pública e da operação do sistemas de distribuição de água potável nas Agrovilas do Projeto Pedra Branca” orçado em mais de quatro milhões de reais.

Segundo os manifestantes, um acordo formado entre a Chesf e os trabalhadores no ano de 1986 garantia “terra por terra” e também as condições para a sobrevivência das famílias e que ainda não foi cumprido completamente pela CHESF, deixando pendências com consequências grave. Além destas, os manifestantes alegam que há no Ministério da Justiça a reivindicação da Tribo indígena Tumbalálá pelas terras do Projeto Pedra Branca. A CHESF celebrou convênio de emancipação com todos os municípios do reassentamento, inclusive com município de Abaré –BA, faltando apenas Curaçá.

Por conta do manifesto, o expediente da prefeitura municipal foi suspenso durante o dia de hoje.

2 comentários:

  1. Trabalhar e pagar água e luz como todo mundo paga esse povo não quer. Isso é fato!

    Na verdade seria muita ingenuidade do pessoal de Agrovilas em pensar que Mendes, juntamente com Salvador e os demais faria algo que realmente pudesse servir de bondade e conforto para o povo. Eles estão fazendo isso pensando no poder e usando o povo para isso. Afinal, não foi isso que aconteceu durante todos esses anos. Existe também por parte do povo de Agrovilas certo comodismo. Acostumaram não pagar água e nem luz durante todos esses anos e agora temem ter que cumprir essas obrigações. Por outra, reclamam por terem sidos reassentados de suas terras - Será que estando nelas? a situação era melhor? - Não tinham que trabalhar, pagar conta de água e energia como todo mundo faz?

    ResponderExcluir
  2. Meu amigo anônimo, que não tem coragem nem de assinar o diz... e nem sabe o que diz... pois os reassentados já pagam energia a muito tempo... e antes dos mesmos serem trazidos quase que obrigados para as agrovilas, existiu um acordo que garantia muitas coisas para os reassentados ,entre elas, saúde educação,agua potável, saneamento...ETC, onde a CHESF não está cumprindo o que prometeu, então, deu uma de esperta, e encontrou um prefeito pra lá de esperto, que segurou com umas e dentes esses 4 milhoes, tomando pra si as obrigações da CHESF, sabendo nos, que esse dinheiro vai desaparecer como pólvora e o perímetro esquecido... pois afinal, para muitos o dinheiro fala mais alto!

    ResponderExcluir