21 de mar. de 2013

O QUE VEM FAZER O GOVERNADOR? CONHECER A REALIDADE?

Na próxima sexta-feira, segundo comunicado enviado pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá, o governador da Bahia, Sr Jacques Wagner, virá ao nosso Município inaugurar 20 sistemas de abastecimento do Programa Água para Todos que, se funcionando, abasteceriam mais de 50 comunidades desde Pedra Branca até a divisa com Juazeiro.

O Programa, criado pelo Ministério da Integração Nacional, através do Plano Brasil sem Miséria, prevê o acesso e uso de água para populações carentes em comunidades que não disponham deste serviço. Em Curaçá, as obras iniciaram em 2010 e, segundo a matéria recebida por este Blog, foram finalizadas em 2012. O incrível é que o Governador parece desconhecer os problemas que circulam o Programa em Curaçá antes de sua inauguração, seja por parte do Estado ou do MIN, aliás, isso pouco importa para o povo que aguarda já faz mais de ano.

Vale lembrar que em novembro de 2011, já acontecia uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores com representantes da Coelba com objetivo de discutir o atraso na ligação elétrica dos sistemas que, segundo as informações da construtora, já estavam concluídos. Naquela ocasião, o gerente da COELBA esclareceu que o atraso na ligação das redes se deu porque os padrões colocados não atendiam às normas técnicas exigidas, sendo necessários reparos nas instalações de 12 sistemas, o que parece não ter acontecido.

Motivo de denúncias na imprensa, de revolta dos moradores que viam toda ligação, encanação e bombas em seus devidos lugares, passando- se os dias e meses, e nada de água. Com isto, e a carência de água devido à castigante seca, muitos ligaram os sistemas por conta própria. Segundo relatório enviado pelo Saae (que receberia os sistemas para administrá-los) à Câmara de Vereadores, todos os 20 sistemas já apresentam graves problemas. Foram verificados arrombamento de portas, oxidação nas bases de reservatórios, telhados com avarias, bombas com vazamentos e outras sem funcionar, vidros quebrados, caixas elétricas e registros danificados, falta de tampas nas caixas, misturas de produtos químicos, entre vários outros defeitos devido à falta de manutenção.

Outro assunto que nos remete a vinda do Governador é a recuperação da BA 210. Sem fazer discurso de oposição, parece que também se esqueceu das promessas que fez nas vezes que esteve aqui. Até hoje, só promessas.

Por falta de informação, ou por falta de ação da parte do Governo, não sabemos de nenhum programa que, realmente, combata os grandes efeitos da seca no nosso Município. Será se alguém vai levá-lo em alguma dessas fazendas para presenciar a labuta do nosso povo que, se tiverem sorte, ainda terão um xiquexique para estarem queimando e alimentando a sobra do rebanho. Aliás, acredito que deve ir a Barro Vermelho conhecer a positiva Adutora do Forró, ainda que corra por diversas localidades sem que seus moradores sedentos ganhem um pingo d’água, isso graças a um projeto mal elaborado. Isso tudo sem falar de nenhum programa que incentive o crescimento da Cidade, e olha que a gestão passada era do mesmo partido.

Então Governador, inaugurar o quê? Pra quê ou pra quem? Quais serão as novas promessas ou as justificativas? Vamos assistir mais uma vez o seu discurso? Ah! Quem aparecerá nas fotos do seu palanque? Esperar, esperar...e ver a política!


Elias Fonseca Martins
Boletim Curaçá
Fotos: Relatório de Observação de Obra Sistemas Água para Todos - SAAE, enviado a Câmara de Curaçá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário