24 de dez. de 2016

FESTA DOS VAQUEIROS DE CURAÇÁ PASSA A SER PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DA BAHIA

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB), que declara a Festa dos Vaqueiros de Curaçá, no norte do Estado, Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia. Curaçá está localizada no Vale do São, região que se destaca pela produção de diversas manifestações culturais que exteriorizam a força do seu povo. A Festa dos Vaqueiros é uma delas.
A comemoração tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais do Vale, reunindo centenas de pessoas – entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil.
A parlamentar comemorou a aprovação do seu projeto. “É importante que a cultura nordestina e baiana seja cada vez mais valorizada. São muitas as manifestações culturais em nosso Estado, no Sertão, no Recôncavo, no Litoral, nos quatro cantos da Bahia. Precisamos valorizá-las, essa cultura não pode se perder. A partir do momento que essa celebração tradicional se torna Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, o governo passa a ter responsabilidade em sua manutenção e na divulgação, ou seja, valorização e fortalecimento da cultura”, ponderou Fabíola.  para conhecer mais sobre o projeto, é só acessar aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário