23 de nov. de 2015

SAÚDE DE CURAÇÁ REALIZA CAMINHADA DO ‘NOVEMBRO AZUL'

Na manhã dessa sexta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Curaçá realizou uma caminhada alusiva ao Novembro Azul, movimento que visa sensibilizar a sociedade a respeito de doenças masculinas, em especial o câncer de próstata. A concentração da caminhada foi na Avenida Dr. Pedro Santos Torres, em frente à SMS, onde se encontraram profissionais da Saúde, a exemplo de enfermeiros, médicos e chefes de setores, além de representantes do poder público: o Prefeito Carlinhos Brandão; a Secretária de Saúde, Marinalva Paixão; o Secretário de Governo, Josemário Brandão; a Secretária de Ação Social e Cidadania, Juçaria Brandão, além de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O grupo saiu por volta das 9h e seguiu pelas ruas da Cidade exibindo cartazes de sensibilização, entregando folhetos à população com informações sobre o câncer de próstata e orientando, com o recurso do carro de som, sobre a doença. De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e representa cerca de 10% do total de cânceres. O Instituto Brasileiro de Controle de Câncer (IBCC) alerta que homens com mais de 45 anos precisam realizar exames de prevenção pelo menos uma vez no ano; já quem possui casos da doença na família deve procurar o médico urologista após os 40 anos de idade. “Queremos alertar a população masculina a se cuidar mais. Fazer exames periódicos e ficar sempre atento é essencial”, frisou Marinalva Paixão. A Coordenadora da Atenção Básica, Rita Ribeiro, ressaltou o diagnóstico precoce. “Quando a doença é descoberta no início as chances de cura são maiores. Pesquisas indicam que 60% dos homens só procuram tratamento quando o câncer está avançado e isso não pode acontecer”, salientou.

A Diretora da Vigilância em Saúde, Cecília Aguiar, informou os números de câncer de próstata em Curaçá esse ano. “Os cânceres são a terceira causa de morte em Curaçá. Em 2015, duas pessoas morreram por câncer de próstata em nosso Município. Esse não é um número alarmante, mas nós chamamos atenção para os homens procurarem as unidades de saúde; aqui mesmo em Curaçá há atendimento mensal com o médico urologista”, destacou Cecília. O Evento foi finalizado às 10h.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário