20 de nov. de 2015

ACONTECE AULA INAUGURAL DE MAIS TURMAS DO PRONATEC EM CURAÇÁ

Na noite dessa quarta-feira (18), aconteceu em Curaçá, no Clube de Mães, aula inaugural de mais turmas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem o objetivo de expandir as oportunidades educacionais por meio de cursos técnicos. Essa já é a 4ª fase do Programa no Município e agora estão sendo disponibilizadas 60 vagas, na modalidade ‘Formação Inicial e Continuada (FIC) - Mulheres Mil’, numa parceria entre o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) e o Governo Municipal, por meio das secretarias de Ação Social e Cidadania (SMASC) e Educação (SECD). Marcaram presença no Evento: representantes políticos municipais e equipe do IF Sertão-PE, além de docentes, bolsistas e equipe técnica do Pronatec em Curaçá.


A Cerimônia de abertura, conduzida por Alexsandro Martins, teve início por volta das 20h, com formação de mesa e execução do Hino do Centenário de Curaçá. Em seguida, houve os pronunciamentos. A Secretária de Ação Social, Juçaria Brandão, frisou a importância dos cursos para as mulheres curaçaenses. “Lapidará o potencial produtivo delas e proporcionará melhorias em suas condições de vida. É importante ressaltar que esse Programa privilegia temas transversais para a formação cidadã, como: elevação da autoestima, saúde e direitos da mulher”, disse a Secretária. A Coordenadora do Pronatec em Curaçá, Marília Reis, deu as boas vindas às novas bolsistas. “Temos um bom caminho a percorrer, recheado de conhecimentos que levarão vocês a saírem da zona de conforto e a caminhar em busca da qualificação profissional”, comentou. O Coordenador Adjunto dos cursos Pronatec, Fábio Freire, destacou a pareceria entre o Governo Municipal e o IF Sertão-PE. “É importante nós estarmos aqui oferecendo os cursos Pronatec, via Instituto Federal. Quero agradecer a parceria do Governo Municipal, que não tem medido esforços para beneficiar a população. Mesmo num tempo de crise, nós conseguimos manter os cursos em Curaçá. Como Coordenador, posso dizer que estaremos fazendo o possível para que esses cursos sejam realizados com êxito e continuem sendo um sucesso”. A curaçaense Gidalva Santos, Supervisora dos cursos Pronatec (IF Sertão/Campus Zona Rural) fez uma retrospectiva dos cursos profissionalizantes em Curaçá. “Começamos aqui com quatro turmas, depois mais quatro e após três cursos, totalizando onze turmas. Estamos trazendo mais três e agora na modalidade ‘Mulheres Mil’, que representa um novo desafio. Quero agradecer o empenho de todos e à equipe do IF Sertão que tem esse olhar atento para o nosso Município”, salientou. Também se fizerem presentes na mesa: José Sebastião Costa, que representou a Diretora do IF Sertão-PE/Campus Petrolina - Zona Rural, Jane Perez; Uliane Nunes, do apoio acadêmico do Pronatec; a Secretária de Educação de Curaçá, Valdelina Aquino; o Secretário de Governo, Josemário Brandão e Jairo dos Santos (apoio administrativo do Pronatec).



Ainda durante o Evento, todos foram convidados a assistir uma breve palestra motivacional sobre o Programa Mulheres Mil, a qual foi ministrada pelo Psicólogo Alex Ribeiro. “O trabalho traz sentido à vida das pessoas, proporcionando dignidade. A palavra de ordem hoje é para as mulheres, que precisam ter fé nelas mesmas”, disse Ribeiro. Os novos cursos do Pronatec em Curaçá são: manicure e pedicure, confeiteiro e costureiro de máquina reta e overloque. A bolsista Márcia Verônica Paixão demonstrou entusiasmo para iniciar o curso. “Será importante para nos profissionalizar. Vou aproveitar essa oportunidade, pois ter um diploma em determinada área é essencial”, destacou Márcia, a qual é bolsista do curso de manicure e pedicure. O Evento foi finalizado por volta das 21h.





Um comentário:

  1. Os que realmente fazem a coisa acontecer ficam nos bastidores como bonecos, assim é o governo atual. Respeito eles desconhecem a palavra!

    ResponderExcluir