24 de set. de 2015

TURISMO É TEMA DE REUNIÃO EM CURAÇÁ



Nessa terça-feira (22), uma reunião em Curaçá pautou o desenvolvimento do turismo local. O Evento aconteceu no anexo do Teatro Raul Coelho, com a presença do Gestor de Negócios em Turismo, Jomar Benvindo, o qual é representante da Câmara Temática do Turismo do Vale do São Francisco; além do Diretor de Cultura do Município, Sérgio Ramos; a Bióloga Sueli Damasceno (Mata Branca); o representante da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Marcos Vinícius Borges; Ana Paula Araújo (Departamento de Cultura); Gilmara Alves (Sala do Empreendedor); a empresária Elis Regina Pires e o Jornalista Luciano Lugori. 

A reunião foi coordenada por Sérgio Ramos, o qual apresentou algumas manifestações tradicionais inseridas no calendário de eventos de Curaçá, a exemplo da Festa dos Vaqueiros e da Marujada, que atraem diversos visitantes e turistas. Após, Jomar explanou sobre o turismo, frisando pontos essenciais para o seu desenvolvimento local: investimento, infraestrutura, qualificação da mão de obra e marketing. “É preciso que haja a participação do poder público, da iniciativa privada e da comunidade em geral. Nós sabemos que o turismo é uma atividade econômica e social geradora de trabalho e renda. Os gestores precisam entender que ele traz benefícios incontáveis, inclusive proporcionando a valorização da história, cultura e identidade das comunidades; por isso é importante investir nessa área”, frisou, acrescentando que “o Município de Curaçá faz parte da Zona Turística do Vale do São Francisco, que é uma estratégia política de desenvolvimento do turismo no estado da Bahia. Juazeiro, Remanso, Sobradinho e Casa Nova também fazem parte dessa Zona. Curaçá tem um grande potencial, mas ainda precisa institucionalizar ações nesse sentido”, disse.

Ainda durante o Evento, foi discutida a criação do Conselho Municipal de Turismo e ainda se fez o planejamento inicial para a realização do 1º Encontro de Turismo em Curaçá, o qual ficou previsto para o período de 16 a 18 de outubro. “Esse é um momento muito importante para Curaçá, o qual possui inúmeras belezas naturais e diversas manifestações culturais, na Sede e no Interior, que já são admiradas por visitantes. Essa é uma oportunidade ímpar, pois estamos contando com a ajuda de Jomar, que pretende inserir Curaçá na rota do Vapor do Vinho e no universo do turismo, em geral. Uma vez que se investe no turismo, está se cuidando da cidade como um todo, desde a educação, infraestrutura, saúde e atendimento ao público”, destacou Sérgio Ramos. A empresária Elis Regina fez avaliação positiva. “Vamos unir forças para que os projetos saiam do papel e virem realidade”, disse. O Encontro foi finalizado às 20h.

Um comentário: