7 de jul. de 2015

FESTA DOS VAQUEIROS 2015:PROGRAMAÇÃO INCLUIU EVENTOS CULTURAIS E RELIGIOSOS, ALÉM DE FESTA DANÇANTE

De 3 a 5 de julho, aconteceu a Festa dos Vaqueiros de Curaçá, que esse ano completou 62 anos de existência, sendo uma das mais antigas do Brasil. A programação incluiu eventos culturais, religiosos e festa dançante, atraindo milhares de visitantes durante os três dias de comemorações. A realização foi da Sociedade dos Vaqueiros, da Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (Avapec) e do Governo Municipal de Curaçá, além da comunidade católica.

As comemorações tiveram início na sexta-feira (3), com uma festa dançante (evento fechado), realizado pela ‘Rastapé Produções’. Se apresentaram: Arreio de Ouro, Os clores e Zezinho e Banda. Já no sábado (4), houve programação cultural, no período da manhã e à tarde. Às 7h, foi realizado o tradicional café da manhã dos vaqueiros, no Sítio Maravilha, o qual há dez anos é oferecido pela família do vaqueiro Deroaldo Carvalho, mais conhecido como Deró. O Evento teve animação de carro de som, com os locutores Benedito Alves, de Curaçá, e Ailton Silva, de Brasília-DF; e de diversos aboiadores, a exemplo de Zezinho de Curaçá, Toinho de Chorrochó-BA e Inácio de Petrolina-PE. O Prefeito Carlinhos Brandão também participou. Após, os vaqueiros seguiram estrada, em direção à Fazenda Saudade, onde foi realizado concurso de aboio e servido almoço aos presentes. Por volta das 16h, houve o desfile dos vaqueiros, vestidos com trajes de couro, compostas por perneira, gibão (jaqueta), luva e chapéu. À noite, teve festa dançante, também fechada, no Pátio de Eventos; se apresentaram: Tayrone Cigano, Flávio José, André Mendes e Forró na Balada.

No domingo (5), às 8h, foi servido café da manhã aos vaqueiros e, em seguida, houve desfile pelas ruas da Cidade, com destino à Praça Raul Coelho, onde foi celebrada a Missa dos Vaqueiros, a qual contou com a animação do Coral Santa Cecília, de Curaçá e a participação de aboiadores. Houve ainda o ofertório, momento em que os vaqueiros entregaram no altar elementos que são essenciais para a sua sobrevivência, a exemplo da água e das plantas; além da celebração da comunhão. “Precisamos lutar para que a cultura do vaqueiro seja mantida em nosso Município e no Nordeste. Essa tradição precisa estar cada vez mais viva em nossa história”, disse o Padre João Mendes. Representantes políticos também participaram: o Deputado Estadual Eduardo Salles; o Prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho e o Prefeito Carlinhos Brandão.  Para o vaqueiro Jonailton Martins a festa é um momento de integração. “Reencontramos os amigos nos dias de comemoração; é motivo de alegria para nós”, frisou. A partir das 15h, foi realizada festa dançante aberta ao público, na Praça de Eventos. O público dançou ao som de diversas atrações: Vicente Nery, Seu Maxixe, Flávio Leandro, Luizinho de Irauçuba, Sérgio do Forró, J Carlos e Banda, Classe A, Ivan Araújo, Cassiano Ricardo e Pedro Evando. “A festa foi muito boa; gostei das atrações e me diverti demais”, disse Tatiane Rodrigues. A realização foi do Governo Municipal, o qual se responsabilizou pela ornamentação da Cidade, as bandas e estrutura de som e dois palcos. “Ficamos satisfeitos em fazer essa festa tão especial para os vaqueiros. Todos os nossos servidores se empenharam nessa realização e só temos que agradecer a quem contribuiu”, ressaltou o Prefeito Carlinhos Brandão. Também houve o apoio da Polícia Militar e disponibilização de ambulância do SAMU.



Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá






Nenhum comentário:

Postar um comentário