23 de jul. de 2015

CURAÇÁ SE PREPARA PARA PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE de Curaçá vem se preparando para promover a construção do Plano Municipal de Saneamento de Curaçá. Diversas ações estão sendo implementadas entre treinamentos e reuniões com envolvidos. 


 Entre os dias 16 e 17 desse mês, aconteceu o Seminário de ‘Política e Planejamento do Saneamento Básico da Bahia – desafios e perspectivas da implementação’, na Escola Politécnica da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. De Curaçá, participaram: Jean Marcelo Aquino (Diretor do SAAE), Lourenço Sipriano (Chefe de Manutenção e Instalação de Sistemas do SAAE), Givaldo Lopes (Chefe de Departamento de Planejamento) da Prefeitura de Curaçá. Todos os órgãos do ramo de saneamento da Bahia se fizeram presentes, além de representantes do Ministério Público, de diversos municípios baianos, do Governo do Estado da Bahia e da UFBA. De acordo com Jean Marcelo, as discussões focaram a elaboração de um Plano Municipal piloto, a ser apresentado ao Governo Estadual, e também estimular a agilidade na elaboração dos planos por parte dos municípios. “Achei que deveriam ter mais municípios participantes. Do Submédio São Francisco, só Curaçá esteve presente. As informações ficaram ligadas à lei de saneamento. Eu preferia até que fosse mais voltadas a como fazer um Plano de Saneamento, como começar, quem procurar?”, frisou Lourenço.

Jean Marcelo também falou a respeito do Seminário e do início dos trabalhos em Curaçá. “Somente dois municípios da Bahia tem seus planos aprovados. Pouquíssimos já iniciaram a elaboração. Em Curaçá, essa semana já fizemos uma reunião com o Prefeito para decidirmos a data de lançamento do Plano Local com participação da comunidade. Nos próximos dias teremos uma reunião para definição da comissão de coordenação do Plano. Vamos inserir nele o Projeto de Esgotamento Sanitário da Sede que já está em posse do Município. Isso vai garantir rede de esgoto para a Cidade toda”, completou Jean, o qual revelou que o Projeto foi elaborado pela EMBASA.

A aprovação do Plano Municipal de Saneamento vai garantir mais investimentos em Curaçá nesse ramo e, conforme legislação vigente, deve ser aprovado ainda esse ano.

Informações da Assessoria de Comunicação do SAAE e Prefeitura de Curaçá


Nenhum comentário:

Postar um comentário