Em Curaçá, Bahia, muitos produtores fizeram a compra desse milho na tentativa de salvar os poucos animais que lhe restam, mas foram vítimas de um calote como conta Valberto Matos, produtor e ex-vereador do município. “Os governos fazem propaganda enganosa com relação a esse apoio que está dando ao criador da área de sequeiro. Todo mundo em desespero com os prejuízos causados pela estiagem, ainda vem a Conab e dá um calote na gente. Eles venderam o milho, nós já pagamos e eles não entregaram”.
Produtores cobram o milho que já foi pago
De acordo com o programa, os compradores interessados forma cadastrados, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural. Eles tiveram um valor de compra aprovado e foi gerada uma GRU da Conab. Estando pago o boleto, o milho seria enviado em um prazo de 15 dias.
Em Curaçá esse pagamento foi feito há dois meses e nada de milho. “O pessoal que está sofrendo, já perdeu todo seu rebanho e continua a perder. Os produtores pagaram com dificuldade esse milho. Muitos deles se desfizeram do pouco animal que tem, para tentar salvar outros. A Conab está negociando com dinheiro do povo”, disse Valberto indignado.
Governo municipal
A técnica agrícola Tatiana dos Santos Barbosa, também se diz insatisfeita em não poder dar uma resposta favorável ao produtor. “A explicação que eles deram pra gente é que estavam sem grão para fornecer para os produtores. Aleguei que já tinha quase dois meses que foi pago a primeira parcela dos boletos, e que se não tem mais grão eles deveriam devolver o dinheiro, mas a Conab sempre pede um prazo para a entrega”.
“Eu entendo a situação dessas pessoas, inclusive, meu pai é um desses produtores que está passando por isso e infelizmente eu não tenho o que dizer mais a população”, lamenta Tatiana.
Outro funcionário da secretaria, Dilson Damasceno, informou que o secretário está em Salvador resolvendo o problema. “Ele me telefonou dizendo que o milho da Conab deve chegar hoje. Ele foi lá resolver, disposto até a brigar com a Conab pela devolução do dinheiro”.
A Secretaria de Desenvolvimento Rural foi procurada pela reportagem .
Grazzielli Brito - AP
QUEM É VALBERTO PARA FALAR EM LEVAR CALOTE. SERÁ QUE JA PESNOU EM PAGAR A MULTA QUE LHE FOI DADA PELO ROMBO DA CAMARA?
ResponderExcluirGENTE BESTA É QUEM ACREDITA NOS GOVERNOS PETISTAS !KKKKKKKKKK!!!!!!!!!
ResponderExcluirtoninho, so o PT, o povo do PPS estão dando colote é nos comsumidores do SAAE, q pega o dinheiro do interior e não depositam, não sei onde esta sendo gasto. Isso é q é CALOTE. CUIDADO PREFEITO COM A DIREÇÃO DAQUELA CASA....
ResponderExcluir