17 de abr. de 2013

CAMPANHA NACIONAL DE VACINAÇÃO CONTRA GRIPE JÁ COMEÇOU - PRÓXIMO SÁBADO É O DIA "D" DA CAMPANHA

Em sua 15ª edição, a campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (15) oferecendo imunização gratuita em 65 mil postos de saúde de todo o país, segundo o Ministério da Saúde.

Neste ano, vão ser distribuídas 43 milhões de doses da vacina, que protegem contra três subtipos do vírus influenza: A (H1N1) – conhecido popularmente como gripe suína –, A (H3N2) e B. Estes são os subtipos que mais circularam no inverno passado, segundo o ministério.

Em Curaçá, a Campanha é administrada pela Secretaria Municipal de Saúde e irá até o dia 31/05/2013, sendo o próximo sábado, dia 20/4, o Dia D, da Campanha Nacional.

“Para atender todo o Município, iniciamos a vacinação ontem, dia 15, nas unidades municipais de saúde, que estarão abertas durante toda a semana das 8h às 17h. Sempre haverá alguém para fazer a vacinação nessas unidades na Sede e Interior. Vale ressaltar que serão atendidas, unicamente, as pessoas que estiverem dentro dos critérios estabelecidos nos grupos prioritários”, explicou Rosevânia Varjão, Coordenadora Municipal de Vigilância em Saúde.

Os Grupos Prioritários para serem vacinados são os seguintes:
Crianças: de seis meses a 1 ano 11 meses e 29 dias.
Gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional.
Puerperais: mulheres no período até 45 dias após o parto.
Trabalhadores de Saúde: todos aqueles que exercem atividades nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade.
Povos Indígenas: vacinação indiscriminada para a toda população indígena a partir de seis meses de idade.
Idosos: Indivíduos com 60 anos ou mais de idade.
População privada de liberdade: todos.
Pessoas portadoras de doenças crônicas: conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde com avaliação e prescrição médica.

"A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial.

Cecília Aguiar, Diretora Municipal de Vigilância em Saúde, recomenda que todas as pessoas dentro desses critérios procurem a unidade de saúde mais próxima de sua casa para receberem a dose. “A vacina imuniza contra três tipos de vírus influenza que provocam a gripe: H1N1, A (H3N2) e B”, avisou a Diretora, a qual disponibilizou o Cronograma de Vacinação, disponível no link abaixo (em PDF).



Nenhum comentário:

Postar um comentário