Teatro
de bonecos, cinema e apresentações artísticas, são alguns dos
ingredientes que compõem o projeto Caravana da Cultura, que percorre
bairros, povoados, distritos e comunidades do município de Curaçá.
A
Caravana atinge todos os públicos através de uma linguagem lúdica e
voltada para temas como educação, meioambiente e patrimônio cultural.
Nesta sexta-feira (03), o projeto fez apresentação no distrito de Poço
de Fora, sendo que no sábado (04) o distrito de Barro
Vermelho. De acordo com dados do Departamento de Cultura da Secretaria
Municipal de Educação, somente entre os meses de abril e junho deste ano
cerca de 3000 moradores participaram do programa.
Durante
as apresentações neste mês de agosto a Caravana terá como tema principal
o folclore, celebrado no dia no dia 22. Entre as manifestações
folclóricas curaçaenses, nesta temporada, será referenciada a Marujada,
uma tradição popular que acontece no dia 31 de dezembro e que surgiu a
partir da iniciativa dos escravos, como uma forma de prestar homenagens
ao santo São Benedito, que no século XX tornou-se um dos padroeiros da
cidade.
"Através
do projeto Caravana da Cultura nós conseguimos expandir e incentivar as
tradições culturais na nossa região, além de levar entretenimento para
as crianças, jovens e adultos do nosso município. Neste mês a população
de Curaçá poderá conferir um videodocumentário produzido na década de
1990 sobre uma das festas mais bonitas e importantes da nossa cultura
local, neste caso a Marujada", argumentou o Diretor do Departamento de
Cultura, Fernando Ferreira.
A
Caravana da Cultura na próxima quarta-feira (08) se apresentará no
Bairro Curaçá I (sede), quinta-feira (09) na comunidade do Brandão e
sexta-feira (10) no Povoado do Mundo Novo.
Ascom Departamento de Cultura de Curaçá.
Esse Projeto é maravilhoso,e está sendo abraçado pela comunidade,tive a oportunidade de assistir no Bairro Adolfo Viana e fiquei impresionado com a alegria das pessoas participando ,isso tem que ser valorizado por todos nós.Parabéns a Secretaria de Educação do Município por desenvolver esse projeto tão criativo,isso mostra que a Cultura tem que ir aonde o povo está.
ResponderExcluirA tá, babão de Salvador. "Projeto Maravilhoso". É engraçado isso? Vc teve a oportunidade? Não seria mais certo vc dizer que tá sendo obrigada a ir assistir porque tem um empreguim na Prefeitura? "Valorizado por todos nós". Isso é piada. Não estou nesse bolo de valorizar eventos politiqueiros em período eleitoral. Sabe a Secretária de Educação e o Diretor de Cultura? Estão pedindo voto de casa em casa, eu vi no Curaçá 1. Se vc está elogiando eles é porque quer elevar a importância destes que não estão preocupados com educação e cultura e sim com os cargos políticos deles. "Projeto Criativo", "Ir aonde o povo está". Em resumo, eu digo, é um Projeto Politiqueiro e vai onde o voto está. Ponto final.
ResponderExcluirPimentinha de Curaçá
comigo é no populá
PIMENTINHA DE CURAÇÁ , costumo não debater com gente que não tem o mínimo de “Cultura”, mas par vc vou abrir uma exceção, vou fazer como os pastores evangélicos e tentar lhe trazer ao mundo da Salvação que é o mundo da Sabedoria (vale salientar que a sabedoria deste que escreve não é grande, mas, ao menos nos estudos e vivência aprendi a respeitar a Força modificadora da CULTURA na Sociedade).
ResponderExcluirMinha querida pimentinha (será que a que arde. não agüentei a piada kkkkk),em seu maravilhoso comentário (entendeu a ironia), atribuiu a quem acha o projeto maravilhoso como sendo “babão de Salvador”, no entanto quem parece babão aqui é vc, “BABÃO DO ATRASO QUE É CARLINHOS E PEDRO OLIVEIRA”, estes remendos de candidatos que apoiaram (um como vice e o outro como vereador e aprovador das contas) o “ex-prefeito quebra prefeitura de Curaçá”, você esta parecendo que esta ressentida, será que vc teve um “empreguim” na prefeitura e agora que voltar tenha calma, não fique nervosinha não, (vai ficar estranho mais vou escrever mesmo assim) eu sei que vc sabe o que a cultura pode fazer com as pessoas, haja vista, exemplos da nossa Curaçá, como GEDEC, que por onde passa arrasta multidões em suas apresentações tirando crianças e adolescentes das ruas e ensinando a elas o VALOR DA CULTURA através de dança, canto, teatro outras formas de arte que despertam a curiosidades dos praticantes e deslumbram os observadores.
Não entendo que em pleno século XXI exista pessoas que pensam tão pequeno, que são capazes de criticar um projeto cultural que visa atender “Crianças e Adolescentes” dos distritos, proporcionando a estas a mesma oportunidade de cultura que tem as “Crianças e Adolescentes” da SEDE do município, vale ressaltar que criança e adolescente até 15 anos não VOTA e de16 e 17 o voto é facultativo, então como pode ser um projeto “POLITICO”, se como vc pensa a política se resume a “ELEIÇÃO” se as crianças não votam, mas aí vc vai argumentar que os PAIS destas crianças votam, então neste caso se estes PAIS votarem n o prefeito que iniciou este projeto eles são BURROS.
Não vejo por este ângulo, creio que o PAI que vota num candidato que cria um projeto como este, está votando conforme a Constituição manda, pois, todos os programas devem ter como prioridade as ”Crianças e Adolescentes” (para não dizer que estou mentindo aí em baixo segue o artigo da Constituição Federal do Brasil).
Art. 227. É dever da família, da sociedade e do ESTADO (MUNICIPIO SE ENQUADRA) assegurar à CRIANÇA, ao ADOLESCENTE e ao jovem, com absoluta PRIORIDADE, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à CULTURA, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. (Redação dada Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010).
Finalizando meu comentário quero dizer que realmente este programa é político, pois este faz parte dos projetos políticos do candidato SALVADOR LOPES, e é uma pena que os outros candidatos não tenham nenhuma proposta concreta para mostrar na área de cultura e nem em outra área qualquer, tendo em vista que, um candidato não comparece no debate nem para colocar suas propostas (Se é que tem alguma), e o outro só fala em MUDANÇA, NO NOVO, essas baboseiras e não larga mão das praticas antigas de PROMETER (promete aumento de Salário sem aumentar tributo “ele vai fazer milagre”, prometendo emprego que acho que vc quer não é PIMENTINHA, já já´ele vai prometer um carro de graça para cada voto que tiver, vai dar o salário dele todo aos pobres e desamparados, ou seja ele é ou não é o “Salvador do mundo”, vc
VC CONTINUAÇÂO
ResponderExcluirÉ o novo candidato, vc é a mudança, “vou rir para não chorar!!!!”).
Estes dois candidatos estão mais para uma dupla SERTANEJA “FUGIDOR E PROMETEDOR”, essa dupla vai abalar as estruturas do mundo da musica, quebrar a prefeitura de Curaçá de novo e por aí vai.
Finalizo novamente dizendo!!!!, vou dizer mais nada não cansei de digitar, não é possível que com esse texto vc não tenha compreendido alguma coisa, que um conselho avalie melhor suas escolhas para não se arrepender depois.
P.S. – Nem sempre a grama do Vizinho é mais verde do que a nossa. Não vamos cometer o erro de colocar pessoas despreparadas na nossa cidade
Desespero... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Desespero vc que demonstrô fofinha: esse textão não nega. Ei, peraê, eu entendi ou não? G-DEC é da Prefeitura agora? Direito à cultura para crianças e adolescentes só existem na Lei a partir de agora? Ah, vá pa lá bichinha! Ninguém é besta não!
ResponderExcluirPimentinha de Curaçá
ardendo que só fogo
desespero é aí!