6 de fev. de 2012

FALTA DE CHUVA PREJUDICA SAFRA DO UMBU

A falta de chuva compromete a produção do Umbu na região. A safra, que começa no final de outubro, termina em abril, esta sendo prejudicada.
Apesar do umbuzeiro ser resistente à seca e armazenar água nas raízes, com a estiagem muito longa os frutos nascem e amadurecem mais rápido. Os que caem no chão servem de alimento para os animais. Para os agricultores só interessa a fruta que está no pé.
Com a estiagem, os frutos não se desenvolveram corretamente, há vários meses não chove na região, o que prejudica a produtividade da planta.
A escassez de chuva deve interferir no planejamento da Coopercuc - Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (BA) maior beneficiadora do fruto na região, no atendimento da sua demanda para o mercado interno.
“A produção do umbu tende a ser mais rápida porque o umbu amadurece mais rápido por causa do sol e cai mais rápido. A Coopercuc pretende acelerar a produção nesse período para aproveitar o máximo possível da fruta. O umbu não chega até março esse ano”, diz a agricultora Jussara Dantas em entrevista.
Com a perda da Produtividade, os produtores não estão conseguindo colher a quantidade de frutos necessaria. No mercado interno, o preço subiu. Na média, a caixa com 20 kg está sendo vendido por R$ 35,00 mais que no mesmo período do ano passado, a qual custava R$ 23,00.

Fontes: CEASA, COOPERCUC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário