11 de abr. de 2016

ESCOLA CAMINHOS DO APRENDIZ COMEMORA 20 ANOS DE EXISTÊNCIA

Na última sexta-feira (8), a Escola Municipal Caminhos do Aprendiz, referência regional na educação inclusiva, comemorou 20 anos de existência. A festividade contou com uma série de atividades, as quais abrangeram: caminhada, apresentações culturais e coquetel festivo. Dezenas de alunos e pais marcaram presença, além de discentes e docentes da Unidade Escolar e de servidores do Governo Municipal.

A primeira atividade consistiu em uma caminhada, com concentração na Praça Monsenhor José Gilberto Luna (Pç. do H). Dezenas de alunos e professores saíram pelas ruas da Cidade, em direção à Escola, e, com o recurso de som, orientaram a população sobre o respeito às diferenças existentes entre as pessoas. “Esse é um momento festivo, mas também para refletir, juntamente com a comunidade, porque a gente ainda sofre muito com a questão do preconceito e é preciso um olhar diferenciado para a ‘Caminhos do Aprendiz’, até porque a gente lida também com alunos especiais. Nós ainda funcionamos em um local inapropriado; sabemos que a sede própria está sendo construída, mas é um sonho nosso ver essa obra pronta”, frisou a Diretora Renilde Barreto. Ainda durante o percurso, foram prestados agradecimentos ao comércio local e ao Governo Municipal de Curaçá, por meio das secretarias de Educação, Cultura e Desporto e Ação Social e Cidadania, as quais contribuíram com a realização da Festividade.

Após a caminhada, por volta das 9h, teve início o cerimonial na quadra da Escola, conduzido pela Coordenadora Pedagógica Liz Edna Araújo. Foram convidadas a participar da mesa: Elita Possídio (representando a Secretaria Municipal de Educação); Renilde Berreto; Maria da Luz, ex-funcionária da escola e mãe de aluno especial; a Diretora da Escola Fonte Nova, Lêda Ferreira e a Coordenadora da Escola Chapeuzinho Vermelho, Wiara Brandão.  Renilde ressaltou como se deu o surgimento da Escola, que só foi possível por meio da iniciativa de Elita Soares, mãe do aluno especial Fábio Soares. “Queremos agradecer a essa mãe por tornar cada parte um obstáculo possível de ser ultrapassado. Não podemos esquecer de Jucelita Araújo que era Secretária de Educação em 1996. Também citamos o ex-prefeito Gilberto Bahia que acreditou e investiu, tornando possível o surgimento de uma escola que fosse referência na inclusão. Nossos agradecimentos vão para todos os que contribuíram de alguma forma”, frisou Renilde, a qual também homenageou alguns professores das primeiras turmas: Simone Mesquita, Silvana Bezerra, Gilmaria Monteiro, Emília Dantas e Cátia Mesquita. “Quero saudar a todos e dizer aos pais e as funcionários desta Instituição que ficamos felizes em ver o empenho de vocês”, disse Elita Possídio. Jucelita se disse emocionada com as homenagens. “Agradeço a Deus por poder estar à frente da Secretaria de Educação naquele momento em que veio a solicitação da comunidade para a criação desta Escola. Se a ‘Caminhos do Aprendiz’ hoje tem história para contar é porque muitos deram as mãos para vencer as adversidades”, destacou. “Essa Escola, para mim, é muito importante, pois aqui dediquei minha vida como funcionária. Eu morava em Patamuté e minha filha é especial; ela era muito discriminada e eu não sabia o que fazer. Deus me trouxe para Curaçá em 2000 e vim trabalhar nessa Escola. Minha filha estuda aqui até hoje e não preciso me preocupar, pois sei que aqui tem excelentes profissionais”, salientou Maria da Luz.

Após os pronunciamentos, houve uma encenação realizada por professores, a qual focou a história da Escola Caminhos do Aprendiz. Também houve apresentação de alunos das turmas dos primeiros anos e ainda de grupo de rap que também relatou a história da ‘Caminhos da Aprendiz’. Em seguida, os alunos da Escola Caminho da Cidadania, coordenado pelo professor Dimael Barbosa, apresentaram percussão com copos (cup song), mostrando vários ritmos. Ao fim do Evento, houve o tradicional parabéns e foi servido um lanche aos presentes. A animação ficou completa com a participação do Grupo Galeota das Artes, representado por Dêmis Santana e Fernando Ferreira. “Tenho muitos amigos nessa Escola, amo estudar aqui e estou muito feliz com essa festa”, disse a estudante Iasmin Martins, 10 anos. Representantes políticos também estiveram presentes, a exemplo do Vereador Januário Brandão. O Evento terminou por volta do meio dia.






Nenhum comentário:

Postar um comentário