24 de out. de 2015

INEMA REALIZA APRESENTAÇÃO DE CONSULTA PÚBLICA EM CURAÇÁ‏

Na manhã dessa sexta-feira (23), o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inema) realizou, na Câmara de Vereadores, uma reunião com o intuito de apresentar, discutir e esclarecer a criação de área de preservação ambientais (APA) e reservas biológicas (RBs ou UCs – unidades de conservação) no Município de Curaçá, as quais foram projetadas no fim da década passada e inicialmente apresentadas no início de 2013 com apoio do Instituto Mata Branca, representado pelo Coordenado Edimilson Nascimento, e Prefeitura de Curaçá. As áreas apresentadas, e que compõem a APA, abrangem as serras de: Santa Cruz (Gruta de Patamuté), Natividade (em São Bento), Canabrava e Borracha. A apresentação foi feita por meio de slides e mapas, além de fotos dos estudos e as mudanças feitas entre 2009 e 2014. Representantes de cooperativa, institutos, associações, e sindicatos rurais; membros do Governo Municipal e técnicos marcaram presença no Evento, o qual teve início por volta das 10h. Estiveram presentes também os integrantes do Inema: Ana Carla Rocha, Coordenadora de Projetos; Jeanne Florence, Diretora de Unidades de Conservação; Anselmo Vital, Coordenador Regional; e os técnicos Floriano Soto e Eduardo Macedo. Além do Vereador Januário Brandão; da Coordenadora de Meio Ambiente de Curaçá, Ivanilde Gomes e do Secretário de Desenvolvimento Rural, César Mendonça.

A Reunião foi aberta com fala das autoridades presentes, sendo o processo conduzido por Edimilson Nascimento, o qual explicou os objetivos e expectativas do Evento, além de dar um testemunho de todo o trabalho que se refere à APA que abrange todo o território onde se pretende instalar as reservas ambientais e também um monumento natural (na Serra da Gruta de Patamuté). Após, Floriano explicitou, ponto a ponto, os aspectos gerais desse Projeto, os levantamentos técnicos e também as reuniões nas localidades, a exemplo de São Bento e Patamuté, assim como nas fazendas (localizadas). “Essa Consulta é parte do Projeto, sem ela não há Projeto, e nós deixamos bem claro isso nas comunidades, juntamente com Edimilson que nos auxiliou muito no processo, o que permitiu um refinamento no projeto inicial, pois, de somente unidades de conservação, passamos a indicar que uma parte deveria ser de preservação, onde se permite um uso sustentável dos recursos. Consideramos o fundo de pasto, extrativismo sustentável, a produção de galinhas, de caprinos, isso tudo em conversa com os habitantes locais. Todas as propriedades que existem na região agora foram cadastradas”, disse o Técnico, o qual revelou que os levantamentos foram feitos também por helicóptero, in lococom profissionais especializados (inclusive aplicando questionários) e com apoio do Projeto Mata Branca e Governo Municipal de Curaçá. Floriano também demonstrou onde o projeto inicial foi alterado, após o refinamento do trabalho integrado. “Na Proposta do Mosaico (APA), eram quase 66 mil hectares da APA, sendo 61 de Reserva Biológica, onde nem estrada nem casas podem ter. Mas identificamos casas e estradas dentro do Projeto. Só aí já cabe um entendimento de que se teve carência no cadastro e tinha que rever e fizemos isso. Também teve o caso da Gruta de Patamuté que, após nós trabalho até março de 2014, evoluímos de 170 hectares para quase 2.800, abrangendo toda a Serra”, explicou Soto, o qual ainda deixou claro que nem a APA nem as RBs serão cercadas, segundo ele, isso acontece em todas as unidades no Brasil, a exemplo da RB do Raso da Catarina, região de Jeremoabo, que foi citada por Jeanne. Os dados apresentados mostram ainda que a área de Reservas Biológicas atingem agora 45.544 hectares, que, assim como o Monumento Natural, ficam dentro da APA, a qual tem agora o total de 78.026,20 hectares (12,84 % do território do Município).

Após a palestra de Floriano, foram feitas perguntas por iniciativa do público presente e devidamente esclarecidas pelos técnicos do Inema, do Governo Municipal e do Instituto Mata Branca. Anselmo Vital ainda fez colocações a respeito do trabalho do Inema na região e colocou o Instituto à disposição para denúncias, sugestões e esclarecimentos. Após, a Reunião foi encerrada, por volta das 13h.
  
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

        







Nenhum comentário:

Postar um comentário