1 de out. de 2015

GOVERNO MUNICIPAL FAZ APRESENTAÇÃO DAS AÇÕES NO 2º QUADRIMESTRE DO ANO



Secretários e servidores do Governo Municipal de Curaçá se reuniram, na manhã dessa terça (29), para apresentação dos trabalhos realizados por cada secretaria durante os quatros últimos meses do ano (quadrimestre). Essa atividade é estabelecida pela Lei Complementar Nº 101/2000 no Artigo 9º (parágrafo quarto). As apresentações tiveram início às 10h na Câmara Municipal de Vereadores do Município. Cerca de trinta pessoas entre funcionários municipais se fizeram presentes no Evento.
 
 A Secretaria de Administração e Finanças, por meio dos técnicos da PI Contabilidade, Alan Perazzo e André Martins, foi a primeira a se apresentar. Foram explanados detalhes da média de arrecadação, prevista em R$ 45 milhões e a arrecadação foi de R$ 42 milhões; se registrando um déficit. Outro ponto abordado foi que houve mais despesas que arrecadação.

Já a Secretaria de Educação pontuou diversas ações. A apresentação, feita pela equipe da Secretaria, teve condução da Pedagoga Jumária Monteiro. Jaélio Lopes, do Setor de Projetos, evidenciou as capacitações de funcionários do Setor, a alimentação de sites oficiais de educação, como fator imprescindível para aquisição de verbas junto ao Governo Federal. Jaélio explicou, como exemplo, todo o trabalho necessário para execução do Programa Dinheiro Direto na Escola (PPDE) e ainda explicitou o trabalho feito pelo Setor de Merenda Escolar, especialmente fiscalização e capacitações de merendeiras. O Psicólogo Ricardo Gila expôs as atividades do setor onde trabalha, enfatizando as ações junto às comunidades escolares. Os Departamentos de Cultura e Esportes expuseram também suas principais ações por meio dos seus coordenadores, Sérgio Ramos e Sérgio Batista, respectivamente. Batista fez menção especialmente ao apoio dado aos torneios municipais e Ramos ao suporte ofertado na elaboração de editais, em eventos como o ‘Dia do Feirante’ e implementação do Conselho Municipal de Cultura. Servidores da Secretaria de Ação Social e Cidadania (SMASC) também marcaram presença, mas não apresentaram os dados da Pasta porque tinham outro compromisso, no mesmo horário, junto ao Ministério Público.
 
Na sequência, a Secretaria de Saúde, por meio de Rosevânia Varjão, exibiu todo o quadro serviços prestados à ‘Atenção Básica’, a exemplo de exames, intervenções medicinais, apoio clínico etc. Cecília Aguiar, Coordenadora do Setor, chamou atenção para os registros de procedimentos com acidentes. “No caso de acidentes de motos, temos uma média de dois acidentes diários. Esse dados é preocupante”, frisou Cecília, a qual também do novo método de registro de mortes em Curaçá. “Antes a gente tinha muitos registros de casos com motivos desconhecidos. A pessoa morria em casa, por exemplo, e o registro era feito em cartório sem conhecimento do Setor. Após acordo, conseguimos mudar isso. Agora tem ter o aval de um médico e o registro é feito imediatamente no sistema digital”, explanou. Cecília também resumiu o trabalho da Vigilância em Saúde e do programa Saúde na Escola.
 
Por fim, a Assessoria de Comunicação – Ascom apresentou o relatório quantitativo de ações referente à produção de avisos, matérias e notas (impressos e/ou eletrônicos no total de 58 no quadrimestre e 116 no ano ou 58/116), cobertura de eventos pelo Município (16/54) e disponibilização de carro de som (28/57). Também foram citados os meios de comunicação utilizados pela Ascom como o site e a fan page no Facebok; eventos promovidos pela própria Ascom como uma exposição do artista Kekê. Maurízio Bim, Assessor de Comunicação, executou essa apresentação e fez avaliação crítica ao Evento. “É uma pena começar com várias pessoas e terminar com poucas. Também somente teve funcionários do Município. Acho que deveriam ter representantes de ong’s e principalmente vereadores, pois essa Audiência é estabelecida por lei e tem caráter fiscalizador. Por outro lado, acho que falhamos em uma melhor divulgação, e a SIESP e o SAAE não estavam presentes; e até sugiro que a apresentação seja transmitida numa parceria via Rádio Curaçá FM, com carro de som na rua. O que não pode é continuar assim, a população sem ter acesso ampliado às informações de onde está sendo gasto o seu dinheiro, como está regulado na Lei Nº 12.527/2011”, proferiu o Assessor, o qual revelou que os dados apresentados estarão disponíveis no Site Oficial da Prefeitura logo mais. Por fim, foi encerrada a Audiência.



Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário