18 de ago. de 2015

POVOADO DE MUNDO NOVO HOMENAGEIA NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO E OS VAQUEIROS

Durante os dias 14 e 15, no último fim de semana, o Povoado de Mundo Novo, localizado a 92 km da sede do Município de Curaçá, festejou ‘Nossa Senhora da Assunção’, sua padroeira, e ainda homenageou os vaqueiros da comunidade e também vindos de localidades vizinhas. Os eventos contaram com uma vasta programação composta por desfiles, missas e festa dançante, atraindo centenas de pessoas. A realização foi da comunidade católica local e do Governo Municipal de Curaçá.




Na noite da sexta-feira, houve o encerramento da tradicional Novena. Na manhã do sábado (15), a programação religiosa teve continuidade, com a celebração de uma missa na igreja católica, conduzida pelo Padre João Mendes. Já no período da tarde, foi realizado o desfile dos vaqueiros. Com trajes de couro, em sua maioria, os vaqueiros saíram da Fazenda de Seo Lino, em direção às ruas do Povoado, com a animação dos aboiadores: Toinho, Baratinha, Deoclécio e Otávio. Também se observou a participação de crianças, jovens e de representação da Associação de Vaqueiros e Pecuaristas de Curaçá (Avapec). No percurso, por iniciativa da Prefeitura Municipal, foram distribuídas redes aos participantes.  Após, a concentração foi em frente à Igreja, onde houve um sorteio de brindes (oriundos de patrocínio de acordo com a organização), destinados aos vaqueiros, a exemplo de facões, chapéus de couro e outras indumentárias e adereços rústicos. “Essa é uma festa muito importante, onde nos divertimos com paz e amor”, disse o Vaqueiro Messias Oliveira. “Tenho orgulho de ser vaqueiro, essa é a minha profissão há 50 anos”, acrescentou Oscar Varjão. O Representante Distrital, Damião Evangelista, também avaliou positivamente a festividade. “Ficamos satisfeitos. Nós esperamos o ano inteiro essa data chegar, para podermos reencontrar os amigos. Outro ponto positivo é a geração de renda para o Povoado. Quero agradecer a Deus, primeiramente; ao prefeito Carlinhos Brandão que nos apoiou e também aos comerciantes locais”, ressaltou Damião.

A festa dançante, à noite, no Pátio de Eventos, completou as comemorações. O público dançou ao som de: Cassiano Ricardo, Willias Show, Sérgio do Forró e Júlio do Acordeon. “A animação foi garantida, gostei bastante”, avaliou Gizelda Menezes. A locução do Evento foi realizada por Valdemir Batista e Reginaldo Souza. Autoridades políticas também marcaram presença: a Secretária de Ação Social e Cidadania, Juçaria Brandão; o Secretário de Administração, Gilmar Santana; o Diretor de Eventos, Romildo Cipriano e servidores do Governo, além do Prefeito Carlinhos Brandão. “Esse é um momento de comemoração e quero dizer que vamos continuar trabalhando pelo homem do campo. Já fizemos aguadas, reformamos estradas e mais será feito”, garantiu o Gestor. O Governo Municipal garantiu a estrutura de palco, som e bandas. O Evento contou ainda com o apoio das secretarias municipais de Infraestrutura, Saúde e Desenvolvimento Rural. A Polícia Militar promoveu a segurança dos presentes.

Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Curaçá
Fotos: Ascom e Ana Paula Marques


Nenhum comentário:

Postar um comentário