O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae de Curaçá teve aprovadas, com ressalvas, as contas do exercício 2013. A publicação está disponível no site do Tribunal de Contas da Bahia – TCM. Como forma de dar mais transparência e atender ao princípio da publicidade, previsto na Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), o setor de contabilidade da Autarquia disponibiliza o Balanço Financeiro 2013.
Publicação da aprovação das contas:
http://www.tcm.ba.gov.br/tcm/Municipios.aspx?Id=337&Cidade=CURACA
Os gastos com o Programa de Racionalização de Água foram somente com material de consumo, atingindo um montante de R$ 1.096,00. Já com Serviços Administrativos (R$ 758.256,62) foi o seguinte: R$ 453.493,27 com ‘vencimentos e vantagens fixas – Folha de Pessoal Civil’; R$ 11.175,00 com Diária Pessoal Civil; R$ 29.500,00 de Consultoria do Controle Interno; R$ 125.664,26 com ‘material de consumo’; R$ 23.946,32 com ‘serviços de terceiros’ Pessoa Física (serviços avulsos) e R$ 69.247,98 com Pessoa Jurídica (sistema de informática - software, advogado, telefonia, energia elétrica e internet); R$ 90,79 com Despesas de Exercícios Anteriores; R$ 4.439,00 com Materiais Permanentes e R$ 40.700,00 com Equipamentos (aluguel de veículos). Na Operação e Manutenção do Sistema de Água (montante de R$ 644.004,27), os gastos foram compostos por: R$ 310.313,22 com ‘vencimentos e vantagens fixas’ – Folha de Pessoal Civil; R$ 7.785,00 com ‘diárias civil’; ‘gastos com serviços’ de Pessoa Física, sendo R$ 66.818,22 e R$ 103.413,17 com Pessoa Jurídica (energia elétrica). Foram R$ 145.390,26 com material de consumo (produtos químicos etc.) e R$ 10.284,40 com material permanente. Já os custos com Operação e Manutenção do Sistema de Esgotos (montante de R$ 249.071,94), destrinchando, foram: R$ 211.066,65 com ‘vencimentos e vantagens fixas’ – Folha de Pessoal Civil e R$ 10.054,34 com ‘materiais de consumo’; R$ 4.655,00 de ‘outros serviços’ com Pessoa Física e R$ 19.805,95 com Pessoa Jurídica (energia elétrica) e R$ 3.490,00 com material permanente. Por fim, os gastos com ‘material de consumo’ para Preservação de Controle de Bacias dos Mananciais atingiram R$ 4.400,00. A Despesa Extraorçamentária (impostos e consignações) foi de R$ 264.081,90.
Na concepção de Dione Félix, Contabilista do Saae, foi uma excelente notícia essa aprovação. “Foi um ano tecnicamente bom, o Saae está parabéns. O setor de contabilidade funcionou 100% bem, em harmonia também com os demais: Administração, Contas e Consumo”. O que se observou nessa sexta (15), pela manhã no Escritório do Saae, foi uma alegria estampada nos rostos dos funcionários da Administração. “É um sentimento de missão cumprida. Buscamos atender o que estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal, não só eu enquanto Diretor, mas a equipe toda que soube fazer sua parte. Agradeço também aos prestadores de serviços como a MB Solutions, nossa assessora contábil e ao Prefeito Carlinhos por nos dá a liberdade de trabalhar. A gente tem que ver às orientações do TCM, se informando, sempre atendo às mudanças e trabalhar de forma honesta e confiando nos profissionais que trabalham conosco na Contabilidade”, falou Jean Marcelo Aquino, Diretor do Saae.
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