19 de nov. de 2013

CURAÇÁ REALIZA 1ª AGROFAM

O Governo de Curaçá, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (SMDR), e em parceria com a Associação Aprisco Vale do Curaçá, realizou, no último fim de semana, de 15 a 17, a 1ª Feira da Agropecuária Familiar e Arranjos Produtivos, a Agrofam, no Parque Durval Coelho de Aquino. O Evento foi marcado por exposições, competições, palestras e apresentações musicais e culturais.


No primeiro dia da Feira, na sexta (15), à noite, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) montou esquema de fiscalização e cadastro dos 69 ovinos e 123 caprinos que seriam expostos. “Nós observamos se os animais estão com alguma doença, como caroços, ectimas ou mastites. Todos precisam estar saudáveis; se alguma anormalidade for detectada, o animal não é exposto”, explicou o Médico Veterinário da ADAB, José Arnaldo da Cruz. No sábado (16), o Parque de Exposições recebeu centenas de pessoas. Ficou evidenciada a aparência dos caprinos e ovinos, o tamanho e a variedade de raças: saanen, anglo nubiano, dorper e boer chamavam a atenção dos visitantes. “A qualidade dos animais está muito boa. Acabei de comprar uma ovelha dorper. Essa Feira é uma ótima oportunidade, principalmente para quem está iniciando o investimento na área de produção”, comentou o Produtor Natailson José de Souza, residente no Núcleo Habitacional 3 (NH3). Além da exposição de animais, os visitantes também puderam conferir produtos artesanais e culinários da Associação de Mulheres em Ação da Fazenda Esfomeado; produtos confeccionados por usuários do Projovem das Agrovilas; da Associação dos Pequenos Hortifruticultores do Vale; doces e geléias da Coopercuc, de Uauá, além de iguarias da culinária da Fazenda Nova Jatobá (Comunidade Quilombola Local).

À tarde houve palestras, com as temáticas: Legalização da Cadeia Produtiva de Produtos de Origem Animal e Vegetal, ministrada pelo Médico Veterinário – Fiscal Agropecuário da EBDA, Waltércio Magalhães Leal; Sistema de Produção de Caprinos e Ovinos no Vale do Rio Curaçá, com o Engenheiro Agrônomo José Hugo Félix, também da EBDA, e por último, a palestra Processamento de Leite de Cabra: aspectos produtivos e normatização para o SIM (Serviço de Inspeção Municipal), ministrada pela Drª Anamaria Ribeiro, da Empresa Capritec. Por volta das 16h, houve a abertura oficial do Evento, onde estiveram presentes: o Prefeito, Carlinhos Brandão; o Secretário de Desenvolvimento Rural, Luiz Barros; o Presidente da Aprisco Vale do Curaçá, Estéfano Mota; o Consultor da Capritec, Sílvio Doria; o representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Curaçá (STR), Sivaldo Manuel; além dos Vereadores Wanderley Loureiro e Januário Brandão. “A Agrofam não é uma festa, pois seria uma incongruência falar em festa, considerando o período de seca que estamos enfrentando. O nosso objetivo é mostrar a grande capacidade de produção de Curaçá, mesmo em períodos como esse, produzindo renda”, ressaltou Luiz Barros. Carlinhos Brandão enfatizou que o Governo tem trabalhado em prol da população curaçaense. “Estamos realizando a reforma de estradas; a limpeza de aguadas, para beneficiar o homem do campo. A Prefeitura de Curaçá está assumindo a adutora Vale Curaçá, que possui 54 km, o que representa mais uma alternativa para a população. Quero dizer aos produtores que podem contar com a Prefeitura. Estamos aqui para ajudar vocês”, garantiu o Prefeito.

O Evento contou ainda com a participação de diversos servidores do Governo; Representantes Distritais do Município; o Secretário de Governo, Josemário Brandão; além do Superintendente Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Emanuel Lima. “A Codevasf tem projetos em oito perímetros irrigados aqui da região. Queremos que a população da área de sequeiro tenha uma boa condição de vida; é por isso que a gente fomenta projetos, por meio dos quites produtivos, das aguadas. Aqui em Curaçá, onde o rio tem correnteza, nós estamos fazendo poços para a criação de peixes; trabalhamos com implementos agrícolas; com poços para poder fazer irrigação nas pequenas agrovilas. Firmo meu compromisso de continuar trabalhando politicamente por Curaçá”, comentou Lima. Ainda durante a Feira, houve concurso do animal mais pesado: Carlinhos de Zé Amor ficou em 1º lugar, com animal, de 135,3 kg; já no concurso leiteiro, na categoria 1ª e 2ª muda, uma matriz do agropecuarista Charles Pereira ficou em 1º lugar, com a produção de 4,55 litros de leite; na categoria 3ª muda, o vencedor foi uma cabra de Zenildo Nascimento, com produção de 5,562 litros de leite. Ao fim do Evento, houve apresentações do G-Decc; Banda PJ, dos beneficiários do Projovem de Mundo Novo e do cantor Cassiano Ricardo.

No balanço geral na Feira, de acordo com a Adab, dos 192 animais expostos, uma média de 25% foi comercializada. Durante os três dias de programações houve o suporte da Polícia Militar, garantindo segurança dos presentes. A Prefeitura de Curaçá disponibilizou banheiros químicos, estrutura de palco, som, carro de som, stands e barracas. Também houve o apoio do Sebrae; Agetec, Mata Branca, Irpaa, Bioma Caatinga, EBDA, Macoagro, Bom Preço Rações, STR/Curaçá e Supermercado Pague Menos.


Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Curaçá

Um comentário:

  1. como representante da associação Mulhres em Açao da Fazenda Esfomeado, avalio a feira como um ponto positivo para evidenciar e fortalecer a cadeia produtiva da caprinovinocultura do município e aqui registro um apoio importante que nós tivemos (AMAFE) para expormos nesta feira foi o IRPAA na pessoa de Lindomar carvalho,Dodó. parabéns a todos na pessoa de Luiz barros e marcos.
    att: Cristiane ribeiro

    ResponderExcluir