1 de ago. de 2013

SAAE REINSTALA DESSALINIZADOR DE PATAMUTÉ

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto – Saae de Curaçá executou, nesse mês de julho, importante serviço no Distrito de Patamuté. Há aproximadamente três anos, o Pequeno Sistema do Distrito estava sem realizar o processo de dessalinização da água do poço tubular que abastece a Localidade. O motivo é que o dessalinizador estava danificado e faltando peças. Esse equipamento é responsável pela retirada do excesso de sais. Ele funciona com peças importadas, a exemplo das membranas que retém sal, separando-o da água. A água do poço é salgada, por isso é necessário à realização desse processo que é conhecido por osmose reversa.

Entre os dias 29 e 30 desse mês, o dessalinizador com novas peças e membranas foi montado pelos funcionários do Saae. “Levou dois dias porque num dia tem que ser feito o conserto e manutenção e espera a secagem das colas; cerca de 24 horas”, explicou Lourenço Sipriano, Chefe de Manutenção de Bombas do Saae de Curaçá.

As membranas custaram 900 reais ao Saae, conforme nos informou Lourenço. “Foram nove membranas compradas para o Sistema de Patamuté. Ainda houve reposição de algumas peças e pequenos serviços, o que gerou mais mil e duzentos reais ao Saae”, completou Lourenço. Foram aproximadamente 10 mil reais investidos pelo Saae ao todo. “Nós economizamos aqui e ali e conseguimos fazer, com recursos próprios, esse serviço que beneficiará os habitantes de Patamuté que ficaram anos sem esse serviço. Quando iniciamos a gestão esse ano, fizemos manutenção na adutora deteriorada, instalamos reservatório, pois o anterior tinha vazamentos; enfim, nos deparamos com diversos problemas. Mas consertamos tudo, e até o fim desse mês disponibilizamos água tratada direta da Estação de Tratamento de Água da Sede, inclusive oficializamos isso para o Exército Brasileiro, que coordena a Operação Pipa. Felizmente, agora Patamuté tem água tratada produzida na própria localidade”, disse Jean Marcelo Aquino, Diretor do Saae de Curaçá.


Revista Cura’Saae, edição 47ª, do mês de julho de 2013  



Nenhum comentário:

Postar um comentário