12 de out. de 2012

AS CANDEIAS DE PATAMUTÉ E O NOVO PREFEITO


As candeias de Patamuté, nascidas entre pedras e cactos, enfeitam as jazidas de mármore ou o que restou delas. São plantas nativas, resistentes, históricas.              
Assim como as candeias, Patamuté também resiste à indiferença dos governos municipais. Uns vão, outros vêm. Sucedem-se negligentes e inoperantes. E passam sem deixar saudade.              
Em duas ocasiões o município de Curaçá escolheu para administrá-lo Theodomiro Mendes da Silva, filho de Patamuté, que governou nos períodos de 1973-1977 e 1983-1988. Mas como dizia o poeta, a administração de Theodomiro com relação a Patamuté, “passou em brancas nuvens e em plácido repouso adormeceu”. Se o prefeito adormeceu, Patamuté também caiu no sono por longos anos. Onde um dorme é natural que outros durmam. Todavia, para que os fracos de memória não esqueçam a marca de sua administração, deixou uma estátua do padroeiro Santo Antonio em frente à igreja. Obras perenes? Não me recordo de outras. E não recordar não significa negá-las. Pode ser falta de conhecimento ou esquecimento mesmo. Vieram outros prefeitos, outros e outros.  E Patamuté resistiu a todos eles. Patamuté é assim, apesar dos prefeitos, ainda não se acabou.
Theodomiro trabalhava na Rovel Couros e Peles S/A, que mais tarde tornou-se Brespel-Companhia Industrial Brasil-Espanha. Um dia ele e eu estávamos no escritório da empresa em Juazeiro e o assunto era Patamuté, como sempre. Ele demonstrou uma sincera e impressionante lealdade ao lugar, a ponto de emocionar-se e dizer que jamais esqueceria aquele povo.         Agora Curaçá elegeu Carlos Luiz Brandão Leite, também filho de Patamuté, para um período de quatro anos, com a expectativa de mais um quatriênio, se for reeleito e se a legislação não mudar. É uma oportunidade para seu povo carente, desprezado e paciente manter acesa a esperança do amanhã. Carlinhos Brandão, como já escrevi neste mesmo espaço, quando me referi ao seu plano de governo, é descendente de respeitável e tradicional família de Patamuté, tem boa origem e linhagem, tanto do lado paterno, quanto da estirpe materna. Filho de mãe professora, que muito entendia de educação, traz em seu favor a irrepreensibilidade do caráter e a honradez familiar. Com estas características, tem cacife para ser um bom prefeito e incluir Patamuté em suas prioridades administrativas.imobiliárias em são paulo

WALTER ARAÚJO COSTA 
advogado,escritor e jornalista.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário