21 de mai. de 2012

REINTRODUÇÃO DA ARARINHA AZUL NO SEU HABITAT NATURAL GANHA DESTAQUE EM SITES NACIONAIS

JORNAL DO BRASIL: Parceria do governo com iniciativa privada leva ao lançamento  do Projeto Ararinha na Natureza. Atualmente, restam apenas 79 indivíduos que estão em cinco centros de reprodução no Brasil e no exterior. A recuperação da ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) depende do plano de reprodução e reintrodução da espécie em sua área de ocorrência histórica, localizada na Caatinga, no município de Curaça, na Bahia.
A ararinha-azul é considerado um dos animais mais ameaçados no mundo. Ela não é mais encontrada na natureza desde 2000. Segundo especialistas, os motivos são tráfico ilegal e destruição da área de ocorrência.
"O projeto tem patrocínio da Vale e será implementado com o apoio do Fundo Brasileiro para a Biodiversidade e da SAVE Brasil e conta com a participação ativa de todos atores que estiveram envolvidos na conservação desta espécie nos últimos anos", explica o coordenador de Manejo para Conservação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ugo Vercillo.

Um comentário:

  1. Há anos espero por esse momento. Quando esse dia chegar vou conhecer Curaça. Marcos do Piauí

    ResponderExcluir