21 de nov. de 2011

PETROLINA SERÁ PALCO DE GRANDE FESTA PARA CELEBRAR A CULTURA ORAL DOS MORADORES DO SÃO FRANCISCO

Uma grande festa para celebrar a riqueza da cultura oral dos moradores ribeirinhos do São Francisco marcará a noite de sexta-feira (25\11) em Petrolina\PE. Às 20 horas, no Espaço Cultural da Câmara Municipal, acontecerá o lançamento do livro Os Chicos – Prosa e Fotografia. A obra do jornalista Gustavo Nolasco e do fotógrafo Leo Drumond traz duas leituras poéticas de histórias do Velho Chico contadas pelos próprios ribeirinhos.
O livro surgiu da pesquisa realizada pelos autores de 2008 a 2011, quando Nolasco e Drumond percorreram as margens do Rio São Francisco, passando pelos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Em homenagem ao nome do rio e para satisfazer suas veias de repórteres, os dois impuseram o instigante desafio de percorrer as comunidades ribeirinhas à caça apenas de personagens que se chamassem Francisco ou Francisca.
A expectativa é de que a grande festa reúna todos os personagens de Sobradinho (o jovem Francisco Cléber da Creche Gente Valente), Juazeiro (o artista Francisco Devilles; Francisca Castro, integrante de um cordão de Alimentadeiras de Almas e o produtor cultural Chico Egídio), Petrolina (Franciscas e Franciscos moradores da Ilha do Massangano e integrantes do Samba de Véio), Cabrobó (a criança Francisco Quirino de Sá) e Belém do São Francisco (os familiares e amigos do falecido Chico Benvindo).
Ao chegar ao Espaço Cultural da Câmara, o público será recebido com a música e dança do Samba de Véio. Durante o evento, o genial Devilles interpretará trecho de uma peça teatral e os autores do livro, Nolasco e Drumond, farão a exibição do curta-metragem Os Chicos, para, em seguida, se reunirem ao público numa sessão de autógrafos. O evento tem a produção de Chico Egídio e o apoio da Câmara Municipal e da Associação Raízes.

Alegria Alegria Produções.
Boletim Curaçá - Vinicius Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário