10 de mai. de 2013

MARUJADA DE CURAÇÁ SE APRESENTA NA 2ª CELEBRAÇÃO DAS CULTURAS DO SERTÃO


Nessa quinta, 10 de abril, a Marujada de Curaçá fez apresentação na 2ª Celebração das Culturas dos Sertões – CCS, em Juazeiro/BA. O Grupo com rei, rainha e guardas puxou um os marujos pelas ruas de Juazeiro, partido da Avenida Adolfo Viana até o Centro de Cultura João Gilberto. Outros vultos culturais da Região também estiveram presentes num cortejo folclórico.

A 2ª CCS acontece de 3 a 11 de maio em Juazeiro, sob a direção de Targino Gondim (musical) e Fernando Marinho (artística) e tem o objetivo de “apresentar os artistas que representam a poética musical sertaneja e homenagear alguns desses, a exemplo de Dominguinhos e alguns repentistas”, conforme registro do folder do Evento.

A Marujada de Curaçá é um dos mais tradicionais vultos folclóricos regionais, oriunda nas manifestações dos escravos que faziam isso no dia 31 de dezembro, único dia em que os patrões lhes davam liberdade completa para foliar. As vestes brancas com entalhes coloridos, uma dança peculiar como também são os cantos, tudo isso é a Marujada de Curaçá. “Por isso resolvemos apoiar, levando os Marujos para marcarem presença nesse Evento. Precisamos fortalecer a cultura regional, mas com integração; e aí aproveito para parabenizar os organizadores da 2ª Celebração das Culturas do Sertão pela iniciativa, organização e pelo convite”, disse a Diretora Municipal de Cultura de Curaçá, Vanda Araújo.  

Informações de Maurízio Bim, Assessor de Comunicação da Prefeitura de Curaçá

Nenhum comentário:

Postar um comentário